segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como organizar e fazer seu própio Mangá



 Como fazer um manga. 

Para um bom mangá ser escrito ele precisa de uma boa história, um ambiente e uma época onde a história acontece e personagens que fazem parte desta história. 
    Vamos por partes.

A HISTÓRIA

Como em qualquer filme, uma história deve ter começo, meio e fim.
   
começo da história se baseia na introdução dos personagens e de suas personalidades. Um problema irá aparecer na história e os personagens principais deverão resolvê-lo.
   
A parte do meio da história é "como" os personagens resolverão o problema. Nesta etapa, os personagens deverão enfrentar desafios e se tornarem mais fortes.
   
A parte final é quando o problema será ou não resolvido e quando os segredos da história serão revelados. 
  
Evite criar uma história muito complicada, prefira uma história simples para que o leitor não se canse na hora de ler. 
A história deve chamar a atenção de quem lê, por isso coloque nela enigmas, segredos e mistérios, que fará o leitor querer saber o que vai acontecer no final.
Cuidado para não se perder , se um fato importante aconteceu no começo da história, lembre-se de fazer este fato reaparecer mais tarde por meio de um "flashback".

  PERSONAGENS

Os personagens são muito importantes porque podem salvar um mangá que não tenha uma boa história. Eles devem, assim como a história, chamar a atenção do público, por meio de seu visual ou por meio de suas ações. Preste muita atenção na hora de criar um personagem, pois o ambiente em que ele está pode influenciá-lo. Por exemplo, se é um ambiente de guerra, o personagem pode se tornar agressivo.

   O PERSONAGEM PRINCIPAL

Ele é o centro de tudo. É importante que ele tenha um objetivo a cumprir ou um sonho a realizar.Ele não precisa ser muito poderoso, ou tudo perde a graça. O importante para o personagem principal é que ele se desenvolva durante a história, que se torne mais forte aprendendo técnicas novas vencendo desafios e que no fim consiga realizar o seu sonho ou objetivo. Ele deve ficar mais forte não apenas fisicamente, mas também mentalmente.
Faça o possível para combinar o personagem principal com a história. Se o personagem é sério e triste, ele não combinará com uma história de comédia.  Uma história de ação requer força física enquanto uma de raciocínio requer inteligência.
Lembre de concordar os atos do personagem com a sua personalidade. Uma pessoa muito séria não sairia por aí contando piadas...  

Exemplos de personagens principais já existentes.
Heero Yuy, de Gundam Wing
Yami Yugi, de Yugioh












  O VILÃO 

Antes de tudo, um vilão precisa ter muitas vantagens contra o personagem principal, como por exemplo: grandes poderes, segredos, súditos que dariam problemas aos outros personagens, uma fortaleza impenetrável...
Se o vilão for vencido de um modo rápido e fácil demais, a história perde a graça.
Não se deve colocar apenas um vilão na história, mas outros antagonistas também devem fazer parte da trama, ou a história ficará muito concentrada em um ponto só.
Existem vários tipos de vilões:

* Aquele que é mau porque algo ruim aconteceu com ele ou com alguém que ele gosta no passado e ele quer vingança.

*Aquele que não sabe se está fazendo a coisa certa e pode passar para o lado do mocinho a qualquer momento.

*Aquele que na verdade é uma pessoa boa, mas está sendo manipulado a fazer o mal por algo ou alguém.

*Aquele que é malvado mesmo e fará de tudo para conseguir aquilo que ele quer.

É interessante quando o vilão possui uma grande rivalidade com o personagem principal e que no combate final ambos revelem os seus segredos.


Exemplos de vilões já existentes:

Itachi (de Naruto)
Ulquiorra (de Bleach)













Personagens "ajudantes"

O personagem principal e o vilão não podem lutar um contra o outro sozinhos o tempo todo, ou a história fica chata e monótona.
Devem existir outros personagens, tanto no lado do mal quanto no lado do bem.
Muito cuidado na hora de criar os personagens ajudantes, eles podem ser fortes e legais, mas também podem acabar roubando a cena e se tornando mais populares do que o próprio personagem principal. Se isso acontecer, você terá que dar mais espaço para este personagem e isso poderá sair do tema da história principal. Os personagens ajudantes não servem apenas para apoiar os protagonistas nos momentos mais difíceis, eles possuem os seus sonhos e objetivos e também devem se tornar  mais poderosos durante a história.

 Exemplo:

Joey (de Yugioh)

  Ambiente e  época

Existem muitos ambientes e épocas em que a sua história pode se passar: Medieval, velho oeste, cidade futurista, Japão feudal...com florestas, montanhas, um deserto cercado de prédios, castelos antigos...
Na hora de determinar a época e o ambiente preste muita atenção. Se um personagem samurai participar de um cenário futurista, a história perde sentido e você terá que explicar o fato confuso e isso pode tornar uma história complicada e desagradável ao leitor. Também seria estranho do meio de prédios surgir uma floresta maravilhosa, a menos que você mais uma vez explique o motivo. Fazer uma história acontecer no mundo real de hoje é mais complicado, por exemplo: um policial não acharia normal ver um dragão no meio da rua...seria mais fácil usar um cenário fictício  aonde dragões são comuns e não causariam um impacto muito grande na lógica da história. 


Dégel de Saint Seiya
  Lembre-se de dar poderes e ataques bem legais para os personagens!
Quanto mais ataques diferentes e golpes inéditos melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário